Se existe uma espécie florífera que fica muito bonita quando utilizada para bonsai, esta espécie é a Azaléia (Rhododendron).
por www.projetobonsai.com/
Considerada por jardineiros japoneses como a pérola da coroa das plantas floridas, ela é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se encantem com o bonsai (principalmente as mulheres), e se uma azaléia no jardim, toda florida, já é algo bonito, quando vemos sua floração em um bonsai bem estruturado então… Andei lendo o livro Satsuki Azaleas for bonsai and azalea enthusiasts (Robert Z. Callaham) e já posso recomendá-lo, é excelente! Tanto pelos exemplos quanto pelas dicas de apresentação e até de como montar sua própria coleção de bonsai. O livro é bem completo (233 páginas), e ensina algumas técnicas interessantes como por exemplo a de enxerto de galhos (que é como se consegue a maioria daquelas azaléias com várias cores diferentes em uma mesma planta).
O livro nos mostra algumas curiosidades também, como a pronúncia correta de palavra Satsuki, que no Japão é pronunciada “Sats’ki” e que as azaléias vêm sendo cultivadas desde o século XVII, isso porque antes da Era Edo (1603-1867), pessoas comuns eram proibidas de cultivar as Satsuki, e elas só começaram a ser trabalhadas como bonsai mesmo na Era Taisho (1912-1926), por conta da popularização do arame de condução de galhos/troncos.
A Satsuki só começou a aparecer na América do Norte por volta de 1936, quando B. Y. Morrison, através doServiço de Introdução de Plantas, subdivisão do Serviço de Pesquisas Agrícolas do Departamento Americano de Agricultura, começou a trazer uma maior quantidade de Azaléias para solo americano… Bom, a história é longa e vocês podem ler tudo no livro (em inglês).
O livro pode ser comprado na Stone Lantern, ou na Tropical Bonsai (pra quem for do Rio de Janeiro), aliás falando na Tropical Bonsai, eles possuem várias azaléias em seu acervo, mas uma delas me chama atenção e nem é pelo tamanho ou pelo formato… Ainda não identifiquei o que é, mas já a fotografei para analisar melhor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário